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A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova iniciou esta semana a entrega de equipamentos informáticos aos alunos com necessidades identificadas nesta área, com o objetivo de proporcionar um melhor acompanhamento do ensino à distância, na sequência das medidas preventivas do surto de COVID-19. 
No total, serão entregues 140 computadores portáteis e 185 tablets, num investimento que ronda os 94 mil euros. O equipamento de acesso à internet está a ser doado por empresas com ligação ao concelho de Idanha-a-Nova.
“A ação tem como destinatários primários os alunos identificados pelo Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, mas quisemos contemplar também os alunos da Escola Profissional da Raia (EPRIN) e da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (ESGIN)”, refere o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova.
“Com esta medida”, adianta Armindo Jacinto, “a autarquia contribui para que todos os alunos tenham as mesmas condições de aprendizagem e que o facto de não poderem ter acesso presencial às suas aulas, por via da atual pandemia, não se traduza em insucesso escolar”.
Na cerimónia de entrega dos equipamentos, estiveram também presentes os representantes dos três estabelecimentos de ensino beneficiários da iniciativa, que agradeceram o gesto da Câmara de Idanha-a-Nova.
Armindo Jacinto explicou que “a autarquia e os parceiros têm verificado quais as famílias que necessitam destes equipamentos informáticos que, posteriormente, serão devolvidos e farão parte de um banco de recursos das escolas. Queremos que no próximo ano letivo voltem a ser mobilizados, em caso de necessidade, para empréstimo domiciliário ou para apoiar a introdução de estratégias de ensino assentes na tecnologia digital”.
Os alunos do Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro são os destinatários primários desta ação, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), promovido pela CIMBB e financiado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu.
Neste sentido, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova frisou a importância de “utilizarem-se as potencialidades da tecnologia digital para reforçar o combate ao insucesso e ao abandono escolar, funcionando como uma ferramenta adicional para o sucesso educativo”.

 

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