“Pensar os públicos” é um convite da Associação Descampado a uma reflexão conjunta sobre a importância da relação entre os criadores, programadores e mediadores com todos os públicos. Como se criam, a partir de um determinado território, os vínculos e as cumplicidades que conquistam e mobilizam os públicos para determinada programação? Como é que a participação dos públicos pode impactar positivamente no desenvolvimento de políticas culturais de futuro?
A Descampado reúne um conjunto de experientes trabalhadores e pensadores da cultura, em parceria com o Município de Idanha-a-Nova, ambicionando a construção de espaços de discussão participada e cidadã.
IX ENCONTRO DESCAMPADO
“Pensar os Públicos”
29.11.24 — 01.12.24
Centro Cultural Raiano · Idanha-a-Nova
30 .11.24
Atividade Aberta
Pensar os Públicos
(Debate Aberto)
14:45
Políticas Culturais e Territórios
A Descampado apresenta os resultados da atividade Políticas Culturais e Territórios, realizada no VIII Encontro Descampado, em Leiria.
Gratuito
/////
15:00 — 16:00
Políticas de participação e mediação de públicos
Mónica Guerreiro conversa com Maria Vlachou
Gratuito · Debate Aberto
Mónica Guerreiro (Cascais, 1981) formou-se em Ciências da Comunicação, com especialização em Artes e pós-graduação em Culturas e Discursos Emergentes (FCSH-UNL). Os seus interesses de investigação incluem: a dança contemporânea portuguesa, sua história e práticas; a crítica e apreciação de espetáculos; e a teoria queer.Jornalista e crítica, publicou regularmente na imprensa especializada entre 1996 e 2010. É autora da biografia “Olga Roriz” (Assírio & Alvim, 2007), da monografia “O Essencial sobre a Companhia Nacional de Bailado” (IN-CM, 2017) e do “Manual para um Recrutamento Inclusivo” (Performart, 2023).Desempenhou funções públicas na Direção-Geral das Artes (2004-2015), na Direção Municipal de Cultura do Município do Porto (2016-2019) e na Direção do Coliseu do Porto (2020-2023) e é atualmente diretora artística do Ponto C – Cultura e Criatividade, em Penafiel.
Maria Vlachou é consultora em Gestão e Comunicação Cultural. Directora Executiva da Acesso Cultura. Autora do blog Musing on Culture (e do livro homónimo), onde escreve sobre cultura, gestão e comunicação cultural, públicos, acesso. Gestora da página de Facebook Museum texts / Textos em Museus e co-gestora do blog Museums and Migration. Foi Directora de Comunicação do São Luiz Teatro Municipal (2006-2012) e Responsável de Comunicação do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva (2001-2006). Membro dos corpos gerentes do ICOM Portugal (2005-2014) e editora do seu boletim. Colaborou com a Fundação Calouste Gulbenkian, o Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva, a Comissão Cultural da Marinha, entre outros. Alumna do DeVos Institute of Arts Management at the Kennedy Center for the Performing Arts (Washington, 2011-2013); Mestre em Museologia pela University College London (1994).
/////
16:15 — 17:30
O Sentido da Cultura a necessidade das pessoas
Claudino Ferreira conversa com Rui Catarino
Gratuito · Debate Aberto
Claudino Ferreira é sociólogo, Professor Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigador do Centro de Estudos Sociais. É Coordenador do Programa de Doutoramento em “Sociologia – Cidades e Culturas Urbanas” (FEUC/CES) e Cocoordenador da Linha Temática “Culturas Urbanas, Sociabilidades e Participação” do CES. As suas principais áreas de investigação são: Cidades e culturas urbanas; Políticas culturais e urbanas; Sociologia das artes e da cultura; Setor cultural e criativo; Cidades, modos de vida e identidades. Tem desenvolvido vários projetos em colaboração com estruturas artísticas e culturais, Municípios e organismos públicos do setor cultural.
Rui Catarino é desde 2022 Presidente do conselho de administração do Teatro Nacional D. Maria II, que integra desde 2016, e docente da Escola Superior de Teatro e Cinema desde 2009.Gestor e produtor cultural, trabalhou ao longo de 25 anos, entre outros, no São Luiz Teatro Municipal (diretor executivo), OPART (administrador), Fundação de Serralves (assessor da direção-geral), Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura (equipa de direção executiva) e Fundação GDA (consultor). Foi assessor da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa e do Secretário de Estado da Cultura.Estudou no Conservatório Calouste Gulbenkian, em Braga, é licenciado em Economia pelo ISEG, pós-graduado em Gestão Cultural pelo ISCTE e Fellow Alumn do Institute of Arts Management at the Kennedy Center, em Washington, D.C.
/////
17:30
Partilha de Projetos de mediação e participação de públicos
Terceira Pessoa, Castelo Branco – Ana Gil e Óscar Silva; A Oficina, Guimarães – Francisco Neves e Marta Silva
Gratuito