Medelim, no concelho de Idanha-a-Nova, guarda no seu interior segredos que são fruto de uma história antiga que remonta ao tempo dos Romanos.
É conhecida como "aldeia dos balcões", em virtude das inúmeras casas de balcão que conserva na sua malha urbana. Terra de bons canteiros e serralheiros, a eles se deve muita da qualidade dos trabalhos em pedra e ferro que encontramos por toda a aldeia e nos arredores.
A Rua da Judiaria, em particular, evoca a memória da comunidade judaica que aqui viveu até ao século XVI. Um belo conjunto de casas de balcão, algumas com vestígios de comunicação entre si, persiste muito próximo da configuração original.
A Rede das Judiarias de Portugal passa por aqui, mas Medelim vai mais além. Importante lugar Templário, alberga uma Misericórdia com um valioso património religioso.
Aqui coabitam os legados cristão, judaico e islâmico, inscritos na história de uma aldeia que vivenciou de forma privilegiada o encontro entre fé e culturas e o espírito ecuménico como fator de identidade nacional.
Estes testemunhos são consolidados a cada edição do evento Páscoas Judaica e Cristã, que recria tradições pascais ancestrais e promove a investigação em torno do património de Medelim e da região.