São Miguel d'Acha tem sabido afirmar-se a partir da sua matriz cultural. O domínio do sagrado merece, nesta aldeia do concelho de Idanha-a-Nova, uma menção particular, pois a ele se deve muito do seu carácter peculiar.
Terra de igrejas e capelas com notável valor patrimonial, a estes espaços liga-se um conjunto de práticas devocionais, ainda hoje muito vivas entre a população.
O destaque maior cabe ao Ciclo Pascal, e neste, a duas manifestações em particular: a Encomendação das Almas, entoada por mulheres vestidas de negro na noite das sextas-feiras de Quaresma e o Terço pelas ruas, entoado em voz alta por homens que percorrem a aldeia.
Testemunho deste apego às marcas de identidade local é o empenho que a comunidade coloca na sua preservação, hoje inserida em estratégias de valorização patrimonial.
A carga patrimonial notável encontra paralelo na generosidade dos campos. Os únicos geovinho e geolicor do mundo nasceram aqui, em pleno Geopark Naturtejo, classificado pela UNESCO. São um dos ingredientes imprescindíveis do aclamado Festival de Vinhos e Licores, que aqui se realiza.