Depois de este mês de abril já ter merecido a atenção da britânica BBC, Monsanto volta a surgir numa reportagem internacional. Desta feita foi a brasileira Globo que veio descobrir a "Aldeia Mais Portuguesa de Portugal", numa reportagem do programa Globo Repórter.
Intitulada "Monsanto: vilarejo mais português do país tem casas construídas em granito", a reportagem faz parte de um trabalho dedicado a Portugal, mostrando destinos "onde a qualidade de vida chama ainda mais a atenção do que a beleza das construções medievais".
Durante a reportagem, Glória Maria, reconhecida jornalista e apresentadora de televisão brasileira, conversa com habitantes de Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova, e deixa-se encantar por esta aldeia histórica.
"Erguida há mais de mil anos pelos templários, Monsanto parece que nasceu das rochas. Ao longo dos anos, pedras enormes foram desenhando a paisagem. Elas estão bem no meio do caminho, nas paredes, nos telhados", observa a jornalista da Globo, rendida ao "charme e beleza" de Monsanto.