Um grupo de dezenas de crianças e de instituições participaram esta quinta-feira, 21 de março, na iniciativa Dia Verde em Penha Garcia, que promoveu ações de limpeza de matas e de plantação de árvores em prol da consciencialização ambiental.
A organização foi do Núcleo Sportinguista de Penha Garcia, após desafio da Fundação do Sporting, IPSS para assinalar o Dia Mundial da Árvore, tendo contado com a adesão do Município de Idanha-a-Nova, da Freguesia de Penha Garcia, da GNR, do Jardim de Infância e da EB1 de Penha Garcia, entre outras instituições.
João Carlos Sousa, vereador da Câmara de Idanha-a-Nova, colaborou na limpeza de matas, junto da Barragem de Penha Garcia, uma ação que “visou sensibilizar para as causas ambientais e as responsabilidades de toda a comunidade na defesa da natureza para contribuirmos para um mundo melhor”.
O autarca expressou a sua satisfação por participar no Dia Verde. João Carlos Sousa considera que “importa ter sempre presente o simbolismo da iniciativa que hoje desenvolvemos em Penha Garcia, em especial no concelho de Idanha-a-Nova que é a primeira Bio-Região em Portugal”. Por isso, agradeceu todo o empenho colocado na proteção do meio ambiente pelo Núcleo Sportinguista de Penha Garcia, pelos estabelecimentos escolares e por GNR e SEPNA.
A presidente do Núcleo Sportinguista de Penha Garcia, Célia Costa, agradeceu igualmente a colaboração de todos os participantes, realçando a importância destas ações junto da comunidade local.
Para quem participou na limpeza de matas, em particular para os mais novos, tratou-se de um dia diferente que permitiu abraçar a causa da sustentabilidade ambiental em plena natureza.