Foto © Gonçalo Villaverde
IDANHA-A-NOVA RECEBE ARREBITA BIO, 100% SEGURO E COM O FOCO NA SUSTENTABILIDADE. JOSÉ AVILLEZ É UM DOS NOMES CONFIRMADOS
Nos dias 3 e 4 de outubro, Idanha-a-Nova acolhe o ARREBITA IDANHA BIO, o único evento gastronómico desenhado para o atual contexto de pandemia e 100% alinhado com as novas normas de segurança do Estado de Contingência, que reúne os melhores chefs e produtores nacionais. Com o foco na sustentabilidade e no património natural e histórico-cultural, o objetivo é estimular a economia da região e o turismo nacional. O acesso é gratuito.
Em dois dias de comunhão com a natureza e com as mais antigas tradições e culturas do município, 25 chefs portugueses de topo cozinham com mestria os melhores produtos biológicos locais nas aldeias de Penha Garcia e de Idanha-a-Velha. José Avillez (Belcanto, **Michelin), Alexandre Silva (LOCO, *Michelin, e FOGO), José Júlio Vintém (Tombalobos) e Óscar Geadas (G, 1*Michelin) são os primeiros nomes confirmados de um elenco que conta com muitos outros cozinheiros de topo.
Tendo como missão a revitalização das economias regional e nacional, o ARREBITA IDANHA BIO tem como prioridade absoluta a segurança da população e de todos os envolvidos. Assim, e em concordância com as normas da Direção Geral da Saúde (DGS), Proteção Civil, Bombeiros e GNR, os percursos são controlados e de sentido único, de forma a impedir a aglomeração de pessoas. Por iniciativa própria, a Amuse Bouche, entidade promotora do evento, assegura ainda a realização do teste à COVID-19 a todos os chefs participantes e staff envolvido.
Num amplo “recinto” natural ao ar livre, o espaço é uma das grandes mais-valias deste Arrebita, permitindo à organização cumprir todas as regras da DGS e a nova legislação decorrente da implementação do Estado de Contingência. Nesse sentido, o número de visitantes em permanência é limitado e permanentemente controlado por uma equipa de 30 colaboradores cuja função é a de garantir que todos possam desfrutar do evento em segurança.
“O Arrebita Idanha Bio é uma oportunidade de juntar a tradição à inovação, a partir dos produtos certificados como Geo-Produtos do Geopark Naturtejo, Geopark Mundial da UNESCO”, afirma Armindo Jacinto, Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.
O autarca adianta que “nesta que é a primeira Bio-Região portuguesa, integrada na Rede Internacional de Eco-Regiões, temos a oportunidade perfeita para aliar a excelência da produção à excelência da gastronomia, confecionada pelos melhores Chefs Portugueses, alguns reconhecidos com Estrelas Michelin”.
Com este evento pretende-se sensibilizar a opinião pública para a dinamização dos produtos portugueses de excelência, das economias locais, dos circuitos curtos de comercialização e da economia circular. Este desígnio vai ao encontro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, preconizados pela ONU, ao dinamizar modos de produção amigos do ambiente, promover a geo e a biodiversidades, a boa preservação e utilização da qualidade da Água e Energia, a maior fixação de carbono e menor emissão de gases de efeito de estufa.
No dia 3 de outubro, o evento decorre em Penha Garcia. É nos moinhos de rodízios que alguns dos melhores Chefs do país vão cozinhar pratos confecionados no fogo e inspirados nas tradições da região. Localizados nas margens do rio Pônsul, estes moinhos onde outrora se produziam farinhas de trigo e centeio estão inseridos na Rota dos Fósseis, uma zona classificada pela UNESCO onde se encontram vestígios com 480 milhões de anos.
A 4 de outubro é a vez de Idanha-a-Velha, uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal, receber os cozinheiros nas suas ruas e ruínas romanas. Um palco natural privilegiado onde os visitantes terão oportunidade de provar a mais inventiva e contemporânea cozinha de rua, em criações que valorizam os melhores e mais frescos produtos da região numa lógica sustentável.
Com acesso gratuito em ambos os dias, o evento decorre entre as 12h30 e as 19h30 de dia 3 de outubro e no período das 13h às 21h de dia 4 de outubro. Os pratos custam entre 5 € e 8 €.
Uma criação da Amuse Bouche, o ARREBITA IDANHA BIO é o segundo evento com o selo Arrebita Portugal, depois de, em agosto, Portimão ter acolhido com enorme sucesso a primeira edição. O evento está inserido na programação oficial da Lisboa Capital Verde Europeia 2020, com o apoio e colaboração das Câmaras Municipais de Lisboa e Idanha-a-Nova.
#ARREBITAIDANHA #ARREBITAPORTUGAL
+ info:
https://fb.me/e/cnKaD7xzX
www.arrebitaportugal.pt