“O desafio continua a ser construir um País menos assimétrico e mais igual, mais amigo do ambiente e do Planeta, criando no todo nacional, continental e ilhas, as mesmas oportunidades para as nossas populações no acesso às condições de qualidade de vida essenciais”.
A mensagem foi transmitida por Armindo Jacinto, presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, na sessão da Assembleia Municipal evocativa do 47º aniversário do 25 de Abril, realizada no auditório do Centro Cultural Raiano.
“Passados estes anos, recordemos hoje o que conquistámos não apenas nesse dia [25 de Abril de 1974] e no que simbolicamente representa, mas também no que fomos construindo ao longo destes 47 anos”, prosseguiu Armindo Jacinto.
O autarca lembra que “o desafio permanente é construir uma sociedade plural, respeitadora da liberdade, da igualdade de género, da tolerância racial, religiosa, assente na construção de uma democracia participativa”.
“As conquistas de Abril estão presentes no nosso dia a dia”, frisa Armindo Jacinto: “Sendo os nossos desafios de hoje diferentes da geração que fez a ‘Revolução dos Cravos’ em Abril de 74, comungamos dos mesmos princípios, valores sociais e culturais, em pleno respeito pelos direitos humanos, a liberdade individual e o respeito pela diferença em continuo desenvolvimento sustentável”.
Na Assembleia Municipal de Idanha-a-Nova evocativa do 25 de Abril usaram também da palavra os representantes dos grupos municipais com assento neste órgão: Vítor Mascarenhas, do PS; Paulo Baptista, em representação do PSD/CDS-PP; e Lurdes Boavida, da CDU.
A sessão contou ainda com a intervenção do presidente da Assembleia Municipal, João Dionísio, que sustentou que “a democracia, com os seus defeitos, ainda é reconhecidamente a melhor forma de governação que existe e a que nos dá garantias de liberdade”.
26 abril 2021