A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova promove de 15 a 22 de outubro a Semana da Alimentação, numa organização conjunta com várias instituições, sob o mote "Bio & Local? É Lógico!".
A programação conta com atividades para o público escolar e para a comunidade em geral, desde seminários, workshops, visitas de campo, atividades gastronómicas, aula de aeróbica, concerto e atividades on-line.
A Semana da Alimentação tem o objetivo de promover uma alimentação saudável e sustentável na Bio-Região de Idanha-a-Nova, a primeira de Portugal.
Esta é uma classificação que abrange toda a comunidade e a envolve na produção e no consumo de alimentos em modo biológico – cantinas escolares incluídas –, na opção por produtos locais, no incentivo aos circuitos curtos de comercialização, na promoção da agroecologia e no combate às alterações climáticas.
As atividades para a comunidade incluem o Seminário “Política Alimentar da Bio-Região de Idanha-a-Nova” (16 de outubro, 9h30, na ESGIN); a estreia do episódio “Heróis da Fruta - Melancia do Ladoeiro” (16 de outubro, on-line); e o Concerto "La Renaissance – 500 anos da morte de D. Manuel I” pelo Coro Misto da Beira Interior, com direção do maestro Luís Cipriano (16 de outubro, 17h, Igreja Matriz de Monsanto).
Poderá ainda participar numa aula de aeróbica aberta, por Rui Esteves (20 de outubro, 10h30, no Ginásio Municipal - exterior das Piscinas Municipais); no Workshop “Inovar na Gastronomia Tradicional”, pelo Chef Mário Ramos (20 outubro, 16h, on-line); no Workshop “O duplo impacto das emoções na alimentação” por Iolanda Soares, psicóloga clínica (21 outubro, 17h30, on-line); e no Workshop “Mitos e Verdades da alimentação infanto-juvenil – o que dizem os médicos?” por Filipa da Costa Teixeira, médica (22 outubro, 18h, on-line).
Consultar programa
13 outubro 2021