A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) protocolaram, no dia 9 de setembro, o reforço dos serviços médicos e de enfermagem da Unidade Móvel de Saúde e a colocação de Médicos de Família nas extensões e sub-extensões de saúde do concelho.
O acordo foi assinado entre Armindo Jacinto, presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, e José Nunes, presidente do Conselho de Administração da ULSCB, e consiste numa adenda ao protocolo em curso entre as duas entidades.
Os profissionais de saúde vinculados à ULSCB e a exercer atividade na Unidade Móvel de Saúde “poderão usar as plataformas informáticas e digitais em uso no Serviço Nacional de Saúde e na ULSCB, para procederem à prescrição de medicamentos e exames aos utentes”.
Por outro lado, o protocolo dá suporte à realização de consultas de médicos de família, deixando claro que “é missão e obrigação da ULSCB prestar cuidados de saúde às populações das extensões e sub-extensões de saúde sitas no concelho de Idanha-a-Nova”.
No acordo lê-se ainda que “a intervenção da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova (…) é e será sempre entendida como um apoio de colaboração e parceria estratégica com a ULSCB, não podendo nunca ser entendida como intervenção substitutiva da missão e obrigação da ULSCB”.
16 setembro 2021