A 2 de fevereiro celebra-se o Dia Internacional das Zonas Húmidas, por ocasião da assinatura da “Convenção sobre Zonas Húmidas de Importância Internacional, especialmente como Habitat de Aves Aquáticas”, em 1971, na cidade iraniana de Ramsar.
Este dia tem como objetivo sensibilizar para a proteção das zonas húmidas e sublinhar a importância que estas têm para a existência de vida no nosso planeta. O tema de 2022 é “Zonas Húmidas: Valorizar, Gerir, Restaurar e Amar”.
Para promover a preservação e regeneração dos ecossistemas aquáticos e evitar os danos causados por espécies invasoras, com o apoio dos cidadãos, o Município de Idanha-a-Nova encontra-se a organizar o concurso "Mapeamento de plantas aquáticas em Idanha-a-Nova". Este concurso está a decorrer desde 23 de dezembro de 2021 e terminará em 22 de março de 2022.
É promovido pelo Município, no âmbito do Projecto LudVISION, co-financiado pelo Fundo Ambiental. O tema são as Plantas Aquáticas do concelho de Idanha-a-Nova e tem como objetivo a sua identificação e registo. A participação neste concurso é aberta a todos, sem limite de idade. É necessário inscrever-se na plataforma iNaturalist e fazer instalação da App iNaturalist num dispositivo móvel, para efetuar os registos das plantas. O prémio a ser atribuído ao primeiro classificado será uma câmara submersível GoPro.
O regulamento e orientações para uso da App iNaturalist estão disponíveis em: https://www.idanha.pt/agenda/concursos/projeto-ludvision/
Participe neste desafio e ajude a identificar as plantas aquáticas do concelho de Idanha-a-Nova!
02 fevereiro 2022