Vespa Asiática (Vespa velutina nigrithorax)
A vespa velutina, vulgarmente conhecida como vespa asiática, é um inseto predador de outros insetos polarizadores, particularmente das abelhas melíferas. É oriunda da Ásia (Sul da Índia, Laos, Vietnam, China, Tailândia, Malásia e Indonésia) e foi introduzida acidentalmente na Europa em 2004, a partir do porto de Bordéus, através da importação de produtos hortícolas por via marítima. Desde então expandiu-se e está hoje em dia presente na maioria da Europa Ocidental, tendo já colonizado a maior parte dos distritos portugueses.
Como posso identificar um ninho de vespa velutina?
Estes ninhos são, normalmente, de grandes dimensões, podendo ter 1 metro de altura e 80 cm de diâmetro, redondos ou em forma de pêra.
Se detetar um ninho, não tente destruí-lo.
Quando ocorre a destruição deficiente de um ninho as vespas sobreviventes irão tentar reconstruir mais ninhos contribuindo-se para disseminação da vespa asiática no Concelho. A destruição ineficaz de um ninho potencializa o comportamento defensivo e agressivo das vespas e coloca em perigo as populações. A vespa asiática demonstra uma elevada agressividade com a perturbação dos ninhos. A destruição dos ninhos deve ser realizada por pessoal especializado, devidamente protegido com equipamentos e conhecimentos específicos.
Todos os avistamentos de ninhos de vespa (mesmo em caso de dúvida) devem ser comunicados ao Serviço Municipal da Proteção Civil de Idanha-a-Nova através do nº 277 202 087 ou à GNR através do nº 277 200 050, indicando a localização do ninho, bem como o número de contacto.