O Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, em Idanha-a-Nova, venceu o primeiro prémio no Concurso dos Clubes de Programação e Robótica – Ano Letivo 2023/2024, uma iniciativa da Direção-Geral da Educação que envolveu a participação de 175 estabelecimentos de ensino públicos e privados.
O projeto do Agrupamento de Escolas de Idanha-a-Nova ganhou na categoria “Veículos Robóticos”, no nível Juniores (2º e 3º Ciclos).
“É um início muito auspicioso para o nosso Clube de Programação e Robótica, criado há apenas ano, com o apoio da Câmara de Idanha-a-Nova. Na altura, a autarquia ofereceu 12 kits de programação e robótica ao Agrupamento, com financiamento de programas governamentais, e contribuiu com ferramentas práticas de aprendizagem”, afirma o diretor do Agrupamento de Escolas.
Paulo Frias considera que a “criação do Clube é uma aposta ganha, não só devido ao entusiasmo dos alunos, mas também às aprendizagens adquiridas, que permitem estimular o desenvolvimento de competências como a criatividade, a concentração, a destreza, a gestão de tempo, entre outras”.
A atividade do Clube de Programação e Robótica é desenvolvida, essencialmente, durante a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação.
Entre os trabalhos apresentados a concurso estão: a programação de movimentos de Maqueen (carros programáveis) que seguem linhas e evitam obstáculos (5º ano); futebol com robôs (6º ano); controlo de Maqueen através de smartphone (9º ano); interligação com o LED do Agrupamento; criação de um semáforo (6º ano); educação para aprendizagem STEM e montagem de veículos robóticos com LEGO Spike para realizar diferentes competições (8º ano).
30 de julho 2024