“Do Menino Jesus - Gravuras e estampas da coleção. Padre João Pires de Campos” é o título de uma mostra que vai ser inaugurada, no dia 8 de dezembro de 2025, no Centro Cultural Raiano, pelas 16.30 horas.
Patente na Sala 1 do Centro Cultural Raiano, esta exposição vai dar a conhecer “imagens de devoção (…) estampas gravadas em suporte de papel, de cartão, de pergaminho ou de pano”
que fazem parte da coleção do Padre João Pires de Campos, doadas, em vida, à Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.
O Padre João Pires de Campos, natural de Penha Garcia (Idanha-a-Nova), iniciou os estudos no Seminário de Vila Viçosa da Arquidiocese de Évora, foi um prestigiado homem de cultura e professor, tendo participado em mais de uma centena de congressos, seminários, exposições, debates e reflexões.
Com o pseudónimo de Vasco Fernandes de Guadalupe, o Padre João Pires de Campos foi autor de um trabalho monográfico, sobre a sua terra natal que intitulou: “Recolhas etnográficas em Penha Garcia - Crenças devocionais - Origens de Penha Garcia” .
Proferiu, também, inúmeras conferências e orientou vários cursos no domínio da Arte, História, Defesa do Património Cultural, Mariologia e Iconografia Sacra e colaborou na organização de Museu e exposições de índole cultural, de entre as quais se destaca a Exposição Iconográfica e Bibliográfica Mariana, realizada, em 1976, em Monsanto.
Esta exposição no Centro Cultural Raiano pode ser visitada até fevereiro de 2026, de terça-feira a domingo, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, gratuitamente.
6 de dezembro de 2025