O Município de Idanha-a-Nova está presente na 2.ª edição do Fórum de Cibersegurança da Administração Local, promovida pelo Centro Nacional de Cibersegurança.
A iniciativa realiza-se nos dias 24 e 25 de novembro de 2025, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, reunindo autarquias, entidades intermunicipais e a Associação Nacional de Municípios Portugueses para reforçar a ciber-resiliência na Administração Local.
A participação de Idanha-a-Nova reforça o compromisso do Município com uma área cada mais sensível: a Cibersegurança.
Da agenda fazem parte várias tipologias de sessões:
24 de novembro
Sessões dirigidas a executivos e técnicos das autarquias, cujo objetivo é apresentar o estado da arte da Cibersegurança na Administração Pública Local e uma sessão exclusiva para membros dos executivos municipais e intermunicipais, na qual se pretende evidenciar a importância do papel da gestão de topo na Cibersegurança da Administração Pública Local.
25 de novembro
Sessões temáticas que abrangem temas como a transposição da Diretiva NIS2, demonstração de testes de segurança avançados e medidas de mitigação de vulnerabilidades, oportunidades de financiamento em cibersegurança e partilha de boas práticas direcionadas a técnicos/responsáveis de segurança das autarquias e entidades intermunicipais.
24 de novembro de 2025