Idanha-a-Nova volta a ser referência em publicações internacionais, desta vez, no City Nation Place. A plataforma (https://www.citynationplace.com/) faz um retrato atual do concelho, destacando o sucesso da Estratégia Recomeçar como exemplo de desenvolvimento.
No artigo do City Nation Place é caraterizada a ousadia da construção de uma “estratégia de marca local” e do “reposicionamento a longo prazo para mudar perceções, atrair talento e estimular a revitalização económica”.
E, ao “construir um futuro mais forte e resiliente”, Idanha-a-Nova é descrita como um concelho rural no centro de Portugal com pouco mais de 1.400 quilómetros quadrados, “o que o torna o quarto maior do país”. Para colocar isto em perspetiva, refere o artigo do City Nation Place “é 2,3 vezes maior do que Madrid”. “No entanto, apesar do seu vasto território, Idanha alberga hoje apenas 8.000 habitantes – menos pessoas do que os visitantes diários do Museu Rainha Sofia, em Madrid”, pode ainda ler-se. (https://www.citynationplace.com/from-decline-to-demand-how-idanha-a-nova-proves-place-branding-works)
No referido artigo é ainda sublinhada a estratégia “Uma nova ruralidade”, cuja visão passou pela implementação passou pelo “remodelar as perceções” atraindo novos residentes e investimentos, e “reposicionar Idanha-a-Nova como um local de oportunidades”.
E o exemplo da Estratégia Recomeçar continua a ser dado como caso de sucesso, com o artigo do City Nation Place a sublinhar o impato positivo do Recomeçar: “A familiaridade com o município aumentou significativamente, as perceções melhoraram, a procura pelo território aumentou consistentemente ao longo do tempo e o equilíbrio migratório foi alcançado”.
Para o City Nation Place, Idanha é vista “como uma inovadora rural, em vez de um pedaço de terra esquecido no interior do país”. “Tornou-se um caso de estudo sobre como o place branding, quando enraizado na boa governação, no envolvimento das partes interessadas e no compromisso a longo prazo, pode mudar narrativas e comportamentos”, escreve.
Esta visão não foi deixada em termos abstratos. Traduziu-se em quatro programas estruturados, cada um com projetos concretos focados na integração, experimentação, empreendedorismo e visibilidade externa. Em conjunto, estas iniciativas constituíram a base de uma transformação que continua a evoluir através de uma implementação intencional e consistente.
O City Nation Place é uma plataforma global que tem como missão “ajudar cidades, regiões e nações” a “desenvolver suas economias locais e melhorar a qualidade de vida das suas comunidades”.
15 de outubro de 2025