A Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Elza Gonçalves, esteve presente, juntamente com com os Presidentes dos Municípios de Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã, Castelo Branco, Oleiros e Vila Velha de Ródão, na reunião da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa com o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco.
O encontro, onde foram discutidos os Cuidados de Saúde Primários e os Cuidados de Saúde Hospitalares, serviu para que os presidentes das autarquias apontassem para a importância investimento na ULS de Castelo Branco, que está a braços com falta de recursos humanos e financeiros.
O Conselho de Administração da ULS apelou, por seu turno, à ajuda aos Municípios para atrair médicos para a região, dada a dificuldade em que a Unidade se debate para ter estes profissionais, o que se reflete no Hospital e na falta de médicos de família nos Cuidados de Saúde Primários.
A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa regista esta preocupação e lamenta a pouca relevância dada à ULS de Castelo Branco pela Administração Central. Regista também que, tanto a Comunidade como o Conselho de Administração da ULS têm sido sucessivamente ignorados pela tutela. Têm-se multiplicado os pedidos de reunião ao Ministério da Saúde e à Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, sem que tenha havido qualquer resposta. O último pedido data de 17 de dezembro. Esta injustificável falta de resposta da tutela acaba por se refletir no serviço prestado às populações.
Neste mês de janeiro de 2026, e após uma participação da Comunidade, remetida em setembro de 2025, a Comissão para a Igualdade de Género, respondeu que solicitou à Direção Executiva do SNS a prestação de esclarecimentos adicionais relativamente à atual composição do Conselho de Administração da ULS de Castelo Branco, E.P.E.
21 de janeiro de 2026