Hoje, dia 23 de janeiro, realizou-se a Reunião de Câmara Ordinária Pública do mês de janeiro da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.
No Período Antes da Ordem do dia a Sr.ª Presidente da Câmara fez a seguinte de declaração:
“A data de 23 de janeiro, representa, para nós, idanhenses, uma ocasião especial.
É nesse dia, no ano de 1206 que se dá a entrada de Idanha-a-Nova na História. Pela mão de D. Sancho I, na sua Carta de Confirmação de Idanha-a-Velha à Ordem dos Templários, Idanha-a-Nova é mencionada, pela primeira vez.
Não mais uma Idanha, mas duas. A velha e a nova. Um passado em busca de um futuro, para as gentes de um lugar onde a vida, ontem como hoje, exigiu esforço, dedicação e resiliência.
Hoje, 820 anos passados, recordamos essa data fundadora. E, em memória desse facto e da sua importância para todos nós, o Executivo propõe que, no calendário comemorativo do Município de Idanha-a-Nova, o dia 23 de janeiro seja assinalado a cada ano, em momento solene e com o envolvimento da comunidade que, hoje, espelha a continuidade histórica, social e cultural, construída ao longo de mais de oito séculos.
Renovando, a cada ano, os laços que nos unem no propósito comum que é o de lutar sempre por uma Idanha-a-Nova melhor, honramos a memória do compromisso assumido pelos nossos antepassados e, ao mesmo tempo, reiteramos o nosso compromisso perante as gerações de amanhã.”
Foi proposto pela Sr.ª Vereadora do Movimento para Todos um Voto de Pesar pelo falecimento do Sr. Joaquim Laranjo, tendo o mesmo sido aprovado por unanimidade. Na mesma proposta, foi solicitado guardar um minuto de silêncio pelo mesmo motivo, tendo o mesmo sido respeitado.
Da reunião de Executivo Municipal, que decorreu na Sala de Sessões dos Paços do Concelho de Idanha-a-Nova, destacamos as seguintes deliberações:
- Foi aprovado, por unanimidade, o Regulamento Municipal de Apoio à Esterilização de Animais de Companhia do Município de Idanha-a-Nova.
- Foi aprovado, por unanimidade, a atribuição de apoios sociais a bombeiros da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova.
- No âmbito da construção de habitação a custos acessíveis, resultante da reabilitação do antigo edifício da Caixa de Crédito Agrícola sito na Rua 1º de Dezembro em Idanha-a-Nova, foi aprovado, por unanimidade, a adjudicação da obra.
- A empreitada de requalificação do Lar da Terceira Idade da Zebreira foi adjudicada, por unanimidade.
- A Srª Presidente apresentou a proposta de atribuição de um Voto de Louvor ao Jornal Raiano na pessoa do seu Diretor Pe. Adelino Américo Lourenço pelos 52 anos ao serviço do concelho, o qual foi aprovado por unanimidade.
23 de Janeiro de 2026